Pilula anticoncepcional

A pílula é o método anticoncepcional mais seguro de todos. Sua margem de segurança é de 99%, só que a eficácia dela depende de você. Tem que tomar direitinho. Se você falhar, a pílula falha.

Alguns remédios, como os antiepilépticos e antibióticos à base de tetraciclina e penicilina, comprometem a ação da pílula. É importante sempre avisar aos médicos que você toma pílula.

Algumas mulheres aumentam um pouco de peso quando começam a tomar a pílula, porque o corpo delas retém mais líquido. Parando de tomar, volta ao normal.

As pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos, Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.

Modo de usar

Vá ao ginecologista para decidir com ele se esse é o método anticoncepcional adequado para você (meninas com diabetes, por exemplo, não podem tomar pílula). Esqueça a idéia de usar a mesma pílula que a sua amiga.

A primeira pílula deve ser tomada no início do ciclo menstrual (no dia indicado na bula). Nos vinte dias seguintes, uma pílula por dia, no mesmo horário. Aí, deve ficar sete dias sem tomar. Neste intervalo, acontece a menstruação. Passados sete dias desde a última pílula da cartela, você começa uma nova, independente do dia em que começou a menstruação.

Esqueceu de tomar? Tome assim que lembrar. Se já tiveram passado 24 horas, tome duas pílulas juntas. Continue então o resto da cartela normalmente. Se tiver passado mais tempo, jogue a cartela fora, espere a menstruação e use outro anticoncepcional. Para voltar a tomar, consulte seu médico.

Se você ficar com os seios muito sensíveis, meio deprimida ou tiver sangramentos, procure seu médico. Às vezes ela provoca esses efeitos colaterais e talvez você tenha que trocar de pílula.

Para não esquecer

Tome junto com alguma coisa que você já tem o hábito de fazer todo dia, como almoçar ou escovar os dentes antes de dormir.

Deixe a cartela na sua mochila, para verificar mil vezes por dia se já tomou e poder consertar qualquer esquecimento.

Peça para seu namorado ajudar a lembrar. É importante que ele entenda como a pílula funciona e participe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>